A História deve ser o elo entre o passado, o presente e o futuro. Ao pensar o passado queremos saber na verdade sobre quem somos, ou melhor, sobre quem queremos ser. Por esta razão, um espiríto crítico é indispensável para quem a estuda. É com esse espiríto que você deve acessar esse blog. Boas leituras!!! (Prof. Marcel0)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ATENÇÃO ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DA III UNIDADE

Peso:
5,0 pontos
Tema Geral:
A História Local e a História do Brasil Republicano
Objeto do trabalho:
Os alunos devem pesquisar as formas com que os cidadãos comuns e os meios de comunicação locais entenderam os temas propostos e articulá-los com o que os livros de história relatam sobre o mesmo tema. Deve também estabelecer conexões entre o passado e o presente.
Temas:
1. Governos Populistas (1945-1964)
2. Contestação, rebeldia e repressão na ditadura militar
3. Os presidentes militares
4. A redemocratização
5. Os presidentes do Brasil pós-ditadura militar
6. Quem foi o melhor presidente do Brasil?
Metodologia
• Realizar uma solida pesquisa bibliográfica sobre o tema;
• Entrevistar cidadãos comuns de diferentes realidades sociais e concepções políticas;
• Pesquisar jornais, revistas, panfletos e demais escritos locais relacionados ao tema;
• Construir um texto articulando a pesquisa feita as referências bibliográficas estudadas;
• Apresentar os resultados em sala de aula, utilizando imagens, vídeos, gráficos e demais dados que sejam produtos da pesquisa.

Critérios de avaliação
• Qualidade da pesquisa bibliográfica e de campo;
• Capacidade de articulação da bibliografia consultada à pesquisa de campo;
• Criatividade na redação do texto e da apresentação;
• Capacidade de reflexão crítica da equipe;
• Articulação do tema com a realidade;

Entrega do trabalho escrito e apresentação da equipe: 2ª Semana de Agosto (nas respectivas aulas de História.