A História deve ser o elo entre o passado, o presente e o futuro. Ao pensar o passado queremos saber na verdade sobre quem somos, ou melhor, sobre quem queremos ser. Por esta razão, um espiríto crítico é indispensável para quem a estuda. É com esse espiríto que você deve acessar esse blog. Boas leituras!!! (Prof. Marcel0)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Como estudar História


O estudo dos conteúdos de História podem se tornar bem mais agradáveis e fáceis se você adotar algumas posturas de estudo:

1. participe das aulas, tenha o seu próprio material e não esqueça de anotar e sublinhar algo interessante que o professor mencionou em sala;

2. lembre-se o professor é seu aliado e não um inimigo. Tire suas duvidas, não tenha medo de participar das aulas, professores adoram isso;

3. esqueça do mundo, dos seus amigos, dos problemas que possui e jogue-se de corpo e alma no conteúdo a ser estudado;

4. leia com atenção, uma vez o capítulo ou conteúdo, sem se deter em nenhum ponto até o final;

5. leia novamente até o fim, mas agora vá sublinhando aquilo que lhe pareça mais importante para a compreensão do conteúdo;

6. faça um roteiro de estudo do capítulo estudado;

7. crie o hábito de estudo. Deixe de 1 a 2 horas por dia para se dedicar aos estudos. No início pode ser difícil, mas com o tempo você se acostuma e essas horas serão de grande valia para seu crescimento;

8. nesse período de estudo, esqueça do mundo lá fora, nada de internet, telefone, brincar, jogar videogame, etc;

9. depois que cumprir com seu horário de estudo você poderá desfrutar desses lazeres.

O roteiro de estudo
A primeira preocupação quando analisamos um acontecimento, é situá-lo no tempo e no espaço, condição elementar para compreensão de qualquer fato histórico e para criar o hábito na utilização de mapas (noção de espaço) e outras ilustrações, auxiliares na caracterização de certa época (noção de tempo). O segundo passo é analisar o contexto histórico, isto é, a realidade histórica que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois desmistifica a História factual, mostrando que não existem fatos isolados e que todo acontecimento deve ser entendido à luz da realidade que o cerca. A análise do contexto permite também que você relacione outros acontecimentos inseridos na mesma realidade. Na análise do próprio contexto encontramos os antecedentes (terceiro passo de nosso roteiro), onde perceberemos os fatores estruturais e conjunturais, além de seus determinantes mais específicos e até acontecimentos sem muita importância estrutural, mas que catalisam o processo em direção ao evento estudado. Após os antecedentes, analisaremos o fato, o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico. Por fim, já com a preocupação de estabelecer uma relação com um próximo evento, vamos conhecer os desdobramentos onde estabeleceremos um gancho para analisar um próximo assunto, utilizando o mesmo roteiro de análise, ou seja:

1. TEMPO/ESPAÇO

2. CONTEXTO HISTÓRICO

3. ANTECEDENTES

4. O EVENTO

5. DESDOBRAMENTOS


Exemplificaremos o roteiro, supondo o estudo da Primeira Guerra Mundial:

1) TEMPO/ESPAÇO
Europa: início do século XX
2) CONTEXTO HISTÓRICO
Neocolonialismo Política de Alianças Paz Armada
3) ANTECEDENTES
Disputa de mercados neocolonialista Divergências político-econômicas e revanchismos Nacionalismos, imperialismo e antagonismos entre os impérios O assassinato de Francisco Ferdinando
4) O EVENTO
A Guerra O início Blocos militares em conflito Etapas O ano de 1917 O término do conflito
5) DESDOBRAMENTOS
Tratado de Versalhes Fim da hegemonia européia Desintegração dos impérios Novas nações EUA como potência hegemônica Liga das Nações Revanchismo alemão Fortalecimento do nacionalismo (nazifascismo)

"Você tem um ideal. Lute por ele e todas as forças da natureza conspirarão a seu favor. Afinal, a colheita vem do suor, não do orvalho." Elpídio Donizetti Nunes
BONS ESTUDOS!

Retirado de: http://www.eustaquiovidigal.com/?acao=textos, acesso em 23 de janeiro de 2010, às 16:13h.

Um comentário:

  1. Cara, seu blog é bem legal.
    Usarei o manual de como estudar história na introdução das minhas aulas no Ensino Médio!

    Rogério (UFRB)

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Obrigado pelo comentário!